Conexões

Para criar uma nova conexão de banco de dados clique no botão Conexão.

Todos os campos são obrigatórios, selecione o seu banco de dados (MySQL ou SQL Server), digite as credenciais de acesso e clique em Salvar. Dica: A porta padrão do MySQL é 3306 e do SQL Server é 1433.


Para visualizar as conexões cadastradas clique em Conexões na árvore ao lado esquerdo. Uma lista com todas as conexões previamente cadastradas será mostrada no painel central.

Para ver todos os detalhes de determinada conexão, selecione a mesma na lista do grid central. Os dados serão mostrados na aba Detalhes da conexão no painel inferior.

Você pode testar a conectividade da conexão selecionada clicando no botão Testar, no canto inferior direito. Lembre-se sempre de selecionar a conexão anteriormente.

O sistema irá tentar conectar ao banco de dados com as credenciais informadas e emitirá uma mensagem sobre o sucesso ou fracasso dessa tentativa. Lembre se que, caso o sistema não consiga conectar no banco de dados nesse momento, isso não significa, prioritariamente, que o mesmo não esteja funcionando, somente que o servidor não conseguiu alcançá-lo.




Para alterar os dados de determinada conexão, selecione-a no grid, altere os dados conforme desejado e clique em Salvar. Teste novamente a conexão após ter alterado os dados da mesma.


Para visualizar o histórico de uma conexão, selecione-a no grid e clique na aba Histórico no painel inferior. O histórico mostra quando e quem fez o quê em determinada conexão (inclusão e edição).


Para excluir uma conexão, clique no botão Excluir ao lado direito do ID da conexão que se deseja excluir.