Gráficos

Para criar um novo gráfico clique no botão Gráfico.

Todos os campos são obrigatórios, selecione uma conexão previamente cadastrada, digite o título do gráfico, a instrução (SELECT) de acesso aos dados em seu banco de dados, o tipo de gráfico e clique em Salvar.


Para visualizar os gráficos cadastrados clique em Gráficos na árvore ao lado esquerdo. Uma lista com todos os gráficos previamente cadastrados será mostrada no painel central.

Para ver todos os detalhes de determinado gráfico, selecione o mesmo na lista do grid central. Os dados serão mostrados na aba Detalhes do gráfico no painel inferior.

Você pode testar a visualização do gráfico clicando no botão Testar, no canto inferior direito. Lembre-se sempre de selecionar o gráfico anteriormente.

O sistema irá tentar conectar ao banco de dados com as credenciais informadas e tentará executar sua instrução trazendo os dados disponíveis e plotando um preview do gráfico no canto inferior direito.

Caso exista algum erro em sua instrução de consulta de dados, o sistema emitirá uma mensagem amigável. Verifique a sua instrução, corrija-a, se for o caso, e tente novamente.

Para uma visualização mais completa clique em visualizar. Uma tela se abrirá e será possível atualizar o mesmo em tempo real ou efetuar download do gráfico como uma imagem para o seu computador.

Para atualizar os dados clique em Atualizar, os dados serão consultados novamente em tempo real. Para salvar o gráfico como uma imagem em seu computador, para utilizar em apresentações ou relatórios, clique em Salvar.


Para alterar os dados de determinado gráfico, selecione-o no grid, altere os dados conforme desejado e clique em Salvar. Teste novamente a visualização após ter alterado os dados do mesmo.


Para visualizar o histórico de um gráfico, selecione-o no grid e clique na aba Histórico no painel inferior. O histórico mostra quando e quem fez o quê em determinado gráfico (inclusão e edição).


Para excluir um gráfico, clique no botão Excluir ao lado direito do ID do gráfico que se deseja excluir.